06/maio/2013
Comércio de Impressoras
Brasil comercializou pouco mais de 4 milhões impressoras em 2012 As vendas de impressoras no Brasil em 2012 não apontaram para números positivos segundo o IDC. Durante todo o ano foram vendidos pouco mais de 4,1 milhões de equipamentos, ou seja, menos 17,6% na comparação com 2011. “Tal retração indica um novo panorama no mercado de impressão no país. Houve diversos fatores que levaram à queda, como por exemplo, a necessidade de reposicionamento da margem de lucro por parte dos fabricantes, as consequências dos desastres naturais ocorridos em 2011, o aumento da taxa cambial e a desaceleração da economia brasileira, a queda no mercado de PCs, a postergação de investimentos por parte do Governo e, principalmente, a cautela do segmento corporativo para adquirir impressoras”, declara Diego Silva, analista de mercado da IDC Brasil. Do total de impressoras comercializados em 2012, 74,5% são modelos a jato de tinta, 24,6% laser e apenas 1% matricial. “O mercado de impressoras a jato de tinta foi o mais impactado, sofrendo uma retração de 21,3% em relação a 2011. Já o mercado laser sofreu queda de 4,8% e o matricial caiu 3,7%”, completou o analista da IDC. Para 2013, o IDC espera um pequeno crescimento no mercado de impressoras, chegando à marca de 4,2 milhões de unidades comercializadas. A tecnologia a jato de tinta deve crescer 0,8% e a laser 6,5%. A matricial, por outro lado, deve cair cerca 3,9%. “Os eventos como Olimpíadas e Copa do Mundo vêm promovendo um ritmo de expansão acelerada e gerando otimismo para o mercado brasileiro de impressão”, finaliza Silva. Para mais informações: https://goo.gl/UdJVW (Texto extraído do Clube do Hardware)
26/março/2013
Brasil encerra fevereiro com 263 milhões de celulares
O Brasil fechou fevereiro de 2013 com mais de 263,04 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 133,25 acessos por 100 habitantes, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em fevereiro, foram registradas mais de 785,75 mil novas habilitações, o que representa um crescimento de 0,30% na base de assinantes em relação a janeiro. No segundo mês do ano, havia 211,14 milhões (80,27%) de acessos pré-pagos e 51,90 milhões pós-pagos (19,73%). A banda larga móvel totalizou 65,68 milhões de acessos. A Vivo lidera o mercado com 28,83%, seguida pela TIM (26,88%), Claro (25,12%) e Oi (18,83%). A CTBC, Sercomtel e Portoseguro, juntas, representaram 0,34% do mercado ao final de fevereiro. Para mais informações: https://goo.gl/NtuvA (Texto extraído do email do clube do Hardware).
Hardware
Versão Atualizada e Revisada Já está disponível para pré-venda o mais novo livro de Gabriel Torres: Hardware - Versão Atualizada e Revisada. A NovaTerra preparou um desconto especial para vocês, somente no site da editora: o exemplar sairá, de R$ 289,00, por apenas R$ 199,00. https://www.editoranovaterra.com.br (Texto extraído do email do clube do Hardware).
25/março/2013
Silêncio Artificial
Apps que fazem com que o fone de ouvido usado com o celular anule os sons externos são boa alternativa para ouvir música em locais barulhentos.
Fones de ouvido com recurso de cancelamento ativo de ruído são capazes de detectar o som do ambiente e criar uma vibração inversa que anula o barulho e gera um oásis de silêncio. Mas essa mágica deixou de ser exclusividade dos modelos mais caros de healdphones. Exemplos de três apps que levantam uma barreira entre você e os sons mais irritantes do cotidiano usando qualquer tipo de fone de ouvido no seu celular, são eles: apps SoundCurtain (iPhone) Audiowall (Androoid) e Ambiance (iPhone e Android). (Texto extraído da revista Info Março 2013).
Tecnologia e Ciência
Algas com superpoderes
Invisíveis a olho nu, os seres microscópicos e unicelulares que medem no máximo dois milímetros de diâmetro e são capazes de feitos incríveis, como produzir combustível limpo ou componentes usados em xampus e sabonetes. Misturando engenharia genética com técnicas de fermentação, como as usadas na produção de cerveja, empresas obtêm os mais variados tipos de óleo a partir de microalgas. Neste ano, todos esses compostos serão fabricados no Brasil.
Um dos grandes nomes desse mercado, a empresa amerizana Solazyme, está construindo sua primeira fábrica no país. A planta fica na cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e é uma parceria com a Bunge, empresa de alimentos e bioenergia. (Texto extraído da revista Info Março 2013)
03/março2013
Pesquisa Online
QualiBest é um Instituto de Pesquisa Online moderno e inovador que recompensa seus cadastrados pelas opiniões fornecidas, pois é através dessas opiniões que as empresas do país e do mundo se influenciam para melhorar e inovar produtos, marcas e serviços que fazem parte do nosso dia a dia. No QualiBest, além de poder influenciar o mercado global com suas opiniões você acumula pontos que podem ser trocados por prêmios. A política de privacidade do QualiBest baseia-se no código de ética da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (www.abep.org) e todas as informações fornecidas pelo usuário ao Qualibest são de caráter confidencial. Cadastre-se - não custa nada e você ainda ganha prêmios! https://www.qualibest.com/cadastro?i=255723
Regras sobre chamas sucessivas feitas de celular
Regra sobre chamadas sucessivas feitas de celular entra em vigor Entrou em vigor nesta semana a regra que estabelece que as chamadas sucessivas feitas de celular para um mesmo número sejam consideradas uma única ligação para efeitos de tarifação. Para serem consideradas sucessivas, as chamadas deverão ser refeitas no intervalo máximo de dois minutos entre os mesmos números de origem e de destino. Caso uma ligação seja interrompida por qualquer razão e o usuário repeti-la em até dois minutos, essa segunda chamada será considerada parte da primeira, como se a primeira não tivesse sido interrompida. Não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas. Se as chamadas forem interrompidas diversas vezes e forem refeitas no intervalo de até dois minutos, entre os mesmos números de origem e destino, serão consideradas a mesma ligação. A alteração abrange apenas ligações feitas de telefones móveis, mas os números de destino poderão ser fixos ou móveis. A regra das chamadas sucessivas será aplicável a todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras, tanto aqueles que realizam tarifação por tempo quanto por chamada. No caso de quem paga a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas. No caso de quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança e não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes. Mais informações: https://goo.gl/L4DLp